Faça seu login para visualizar o conteúdo do fórum...

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar


descriptiona lerUma Mulher Transgênero na Idade Média

more_horiz
Publicado originalmente no blog O Homem Feminino.


A história de um poema medieval sobre como se tornar seu verdadeiro gênero.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Representação de mulheres na Hagadá de Sarajevo,
manuscrito em pergaminho do século XIV, Espanha.
Traduzido de Crossdreamers
Muitos de vocês devem ter se deparado com o seguinte argumento no debate sobre a vivência transgênero: como o crossdressing e as identidades transgênero são construções sociais, é provável que isso seja fruto da sociedade capitalista moderna, do patriarcado ou de algo igualmente sinistro – uma linha de argumento que provavelmente levará a uma discussão limitada sobre sexualização e fetiches.
Essa impressão é reforçada pelo fato de historiadores e estudiosos da arte terem a tendência de ignorar – ou censurar abertamente – as vozes de pessoas com variantes de gênero de outras culturas e épocas.
Como comentei em meu artigo sobre o Kama Sutra, até recentemente todas as traduções para o inglês desse trabalho pulavam a parte sobre mulheres heterossexuais dominando homens heterossexuais, provavelmente porque era considerado algum tipo de ameaça à ordem mundial ou algo aparentemente impossível de entender.
Portanto, é necessário muito estudo e trabalho neste campo. Estou confiante de que, se procurarmos, encontraremos crossdressers e transgêneros em todas as culturas e em todas as épocas. Suas vidas serão expressas de maneiras diferentes de acordo com a linguagem local e a estrutura cultural (como são hoje), mas terão algo em comum: um desejo ou uma necessidade de expressar ou ser reconhecido como seu verdadeiro gênero ou como uma mistura dos dois.

Um poema medieval sobre o desejo de ser mulher
Um ano atrás, descobri um lindo poema transgênero no tumblr. O poema foi escrito no século 14 por uma filosofa transgênero judia e tradutora da Provença (França): Kalonymos ben Kalonymus (também conhecida como Qalonymos ben Qalonymos ben Meir). O poema foi originalmente publicado no livro Even Bohan (ou Eben Bohan) em 1322.
O conteúdo transgênero do poema foi descartado como uma espécie de humor malicioso (e definitivamente há humor no texto).
Outros apontaram partes que descrevem o fardo de ser um homem sob a lei judaica ("Estatutos fortes e mandamentos impressionantes, 613", referência aos 613 mandamentos do livro Torá), argumentando – presumo – que isso é mais para mostrar como a vida pode ser difícil para um homem.
Mas para mim expressa claramente um desejo profundo pela vivência feminina.

A Beleza das Mulheres
Tomemos, por exemplo, esta descrição das mulheres:
     ... Ah, mas teve a artesã que me fez
     criou-me, em vez disso – uma bela mulher.
     Hoje eu seria sábia e perspicaz.
     Teceríamos, minhas amigas e eu,
     e ao luar fiar nosso fio,
     e contar nossas histórias umas às outras,
     do crepúsculo até a meia-noite.
     Contávamos os acontecimentos do nosso dia, coisas bobas,
     assuntos sem importância.
     Mas também eu ficaria muito sábia ao rodar,
     e eu diria: “Feliz é aquela que sabe trabalhar com linho penteado e transformá-lo em linho fino e branco”.

Isso não é ironia. Esta é a verdadeira apreciação da cultura e das habilidades das mulheres. O autor realmente deseja ser uma delas.

Vestindo-se de mulher
Há também um claro aspecto crossdresser na fantasia do autor:
     Nas férias, eu colocava as minhas melhores joias.
     eu batia no tambor
     e minhas palmas tocariam.
     E quando eu estivesse pronta e chegasse a hora certa,
     uma excelente juventude seria a minha fortuna.
     Ele me amaria, me colocaria em um pedestal,
     Vesti-me-ria com jóias de ouro,
     brincos, pulseiras, colares.

De acordo com G. G. Bolich este não é o único lugar onde Kalonymos escreve sobre se vestir como uma mulher. ("Oh meu coração, você me seduziu [a desejar...] trajes preciosos... e finos... linho do tipo que as princesas virgens usam.")

Ser uma mulher sexual
Existe algum sonho crossdresser erótico? Kalonymos sonha em ser uma mulher sensual? Certamente!
     Ele [o marido] não me castigaria nem me trataria com severidade,
     e meu prazer [sexual] ele não diminuiria

     Todo sábado e toda lua nova,
     sua cabeça ele descansaria em meu peito.
     Os três deveres de marido que ele cumpriria,
     rações, roupas e intimidade regular.
     E três deveres de esposa eu também cumpriria,
     [observando o sangue] menstrual, luzes [das velas sabáticas] e pão...


Transformação mágica
Nas fantasias dos crossdressers contemporâneos, muitas vezes há uma espécie de milagre, mágico ou científico, que torna essa nova vida possível. Isso também é encontrado neste poema:
Pai do céu, que fez milagres por nossos antepassados com fogo e água,
     Você transformou o fogo dos caldeus para que não queimasse,
     Você transformou Dina no ventre de sua mãe para uma menina,
     Você transformou o bastão para uma cobra diante de um milhão de olhos,
     Você transformou a mão [de Moisés] para branca [leprosa]
     e o mar para a terra seca.
     No deserto você transformou rocha em água,
     pederneira dura para uma fonte.
     Quem então me transformaria de homem em mulher?
     Se eu apenas tivesse merecido isso, sendo tão agraciado por sua bondade...


A tragédia
E por baixo de tudo está a tragédia da pessoa com disforia de gênero que percebe que seu sonho nunca se tornará realidade:
     O que eu devo dizer? Por que chorar ou ser amargo?
     Se meu Pai no céu decretou sobre mim
     e me mutilou com uma deformidade imutável,
     então não desejo removê-lo.
     E a tristeza do impossível
     é uma dor humana que nada vai curar
     e para o qual nenhum conforto pode ser encontrado.
     Então, eu vou suportar e sofrer
     até que eu morra e murche no chão.

O poema termina em ironia, pois o autor cita a tradicional bênção judaica:

     Bendito és tu, ó Senhor,
     que não me fez mulher.

descriptiona lerRe: Uma Mulher Transgênero na Idade Média

more_horiz
Imagino ser cross na idade média. Hoje ainda existe tanto preconceito.

descriptiona lerRe: Uma Mulher Transgênero na Idade Média

more_horiz
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] vale lembrar que nessa época (aliás quase toda antiguidade ocidental), no teatro era proibido atrizes, logo os papéis femininos eram feitos por homens. 

Lembra de “Shakespeare apaixonado”? O filme é basicamente uma história de crossdressing, mas no caso ela se vestia de homem!

descriptiona lerRe: Uma Mulher Transgênero na Idade Média

more_horiz
Não me lembrava, não. Já comentei que minha memória, por vezes, anda falhando. Assisti a Shakespeare Apaixonado no cinema, logo que foi lançado.
Depois de mais de 20 anos de antidepressivos (sonho ainda, em parar totalmente, quem sabe), acho que a memória ficou prejudicada, se bem que mesmo antes, eu já tinha uns brancos de memória que não sabia explicar. Pelo menos, graças a Deus, o Lexotan, consegui parar com ele. Já sou de dormir, e com um remédio desse, dormia mais. Diversas coisas me chateiam, então por vezes, durmo para esquecer, melhor do que beber, que não me fez nada bem, quando apelei para isso. Estava quase virando alcoólatra, há uns 30 anos. Parei totalmente com álcool, há vários anos, mesmo em muito pequenas doses.
Depois das polêmicas da Parada LGBTQIAPN+ de São Paulo, e os ultraconservadores destilando seu ódio, prefiro me calar. Com certos seres, não tem jeito, a ignorância extrema deles é à prova de melhora. 
Desculpem pelos desabafos.

Última edição por Roberta Monique em Ter 27 Jun 2023, 12:18, editado 2 vez(es)

descriptiona lerRe: Uma Mulher Transgênero na Idade Média

more_horiz
Realmente,esse poema descreve muito do que sentimos...
O desejo de se vestir,de ter a beleza feminina,de poder agir como uma mulher,e é claro,o desejo de vivenciar uma mágica,que pudesse nos transformar no que gostariamos de ser...esse sempre foi meu sonho,ainda que impossível,desde criança..."virar menina" era meu grande desejo...
Aliás,eu até sonho com isso,as vezes...Há algumas semanas,tive um sonho,que cheguei a contar em outro tópico,e conto novamente aqui:
Bom,foi o seguinte:eu sonhei que tinha saído montada...Até aí,tudo bem,nada que eu já não tivesse sonhado antes,e até mesmo feito,algumas poucas vezes...
Mas,continuando...eu tinha saído montada,e voltei pra casa...Fui para o meu quarto me desmontar...tirei a saia,tirei a blusa...aí,qdo eu tirei o sutiã,não eram mais enchimentos que haviam nele...tinham me crescido seios...aí,eu tirei a calcinha e não tinha mais pipi...tinha uma pepeca no lugar...
Nisso,minha mãe entra no quarto,me vê peladinha,aí,corre até mim,me dá um abraço,um beijo na bochecha e exclama,toda feliz:"Até que enfim"!!!!!!
Eu tb estava explodindo de tanta felicidade,qdo algum barulho qualquer na rua me acordou e me trouxe de volta a realidade...fiquei triste de acordar,mas,nunca tinha vivido uma sensação tão deliciosa na vida...

descriptiona lerRe: Uma Mulher Transgênero na Idade Média

more_horiz
O texto tem mesmo tudo a ver com o universo cross, em qualquer época.
Dos filmes oscarizados em 1999, gostei mais de A Vida É Bela e Central do Brasil, tendo visto estes dois mais de uma vez, Shakespeare Apaixonado, tirando a vez em que vi no cinema, na época, nunca mais revi. Já comentei que sou cinéfila, vejo muitos filmes, e de alguns, não me lembro das histórias após ver. 
Vou procurar ler mais sobre o crossdressing através dos tempos.

descriptiona lerRe: Uma Mulher Transgênero na Idade Média

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder