Pesquisador alemão descobre centenas de imagens de 'nazistas crossdressers'
Soldados se vestiam de mulher e faziam performances para colegas de guerra
O Globo
30/11/2018 - 15:30 / 30/11/2018 - 16:58



[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Soldados nazistas fazem performance de dança usando vestidos Foto: Divulgação



BERLIM — Um artista alemão, colecionador de fotos de guerras, encontrou centenas de imagens que mostram soldados nazistas vestidos de mulher e fazendo performances para seus colegas de trincheira. Segundo o jornal "Daily Mail", Martin Dammann fazia uma pesquisa sobre a vida dos homens que serviam durante o Terceiro Reich quando se deparou com as fotografias. Elas estão compiladas no livro "Soldier Studies Cross-Dressing in der Wehrmacht".
O sociólogo Harald Welzer afirmou à publicação que essas manifestações não era incomuns e nem mesmo restritas aos soldados do nazismo.

— Mesmo que pareça paradoxal, essas fotografias de soldados da Wehrmacht usando roupas íntimas femininas, que num primeiro momento soam exóticas, na verdade corroboram a normalidade da situação, principalmente em tempos de guerra — revela ele.
Nas fotos, os soldados aparecem utilizando desde vestidos e saias improvisadas com toalhas e lençóis até maquiagem e roupas íntimas. Em algumas, eles posam de maneira desinibida.
A maioria das imagens parecem ter sido tiradas durante festas ou celebrações, comumente promovidas para ajudar os combatentes a suavizar os efeitos da guerra.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Soldado nazista posa para foto usando roupas íntimas femininas Foto: Divulgação

De acordo com a "Folha de São Paulo", a coleção de Dammann também traz fotos semelhantes de soldados britânicos e americanos, mas o pesquisador afirma que os casos eram mais frequentes nas linhas de frente do exército do regime de Adolf Hitler.

— É preciso distinguir entre a ideologia nazista, que era homofóbica, e a lógica de líderes militares, que precisavam do maior número possível de soldados na melhor forma física e mental possível — explicou Dammann à "Folha".