Estatísticas
Temos 126 usuários registradosO último usuário registrado atende pelo nome de moreno35Os nossos membros postaram um total de 9354 mensagensem 400 assuntos
Contador de Visitas

Compartilhe
Ir em baixo
avatar
SarahHelen
CD Iniciante
CD Iniciante

Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

em Sab 03 Nov 2018, 10:51
O que significa gênero pra você?

Vejo nesse assunto uma polêmica desnecessária, pois me parece que as pessoas usam o termo para designar coisas diferentes e brigam por quem esta certo.

Pessoas mais conservadoras tendem a usar o termo muito associado a sexo bioológico e por isso não conseguem concordar com variações.

Já liberais tendem a usar de maneira aberta e não atrelada a característica física, sendo uma expressão humana.

Vejo que dependendo de qual definição você assumir, um dos lados terá razão.

O que acham?
avatar
Akai San
CD Avançada
CD Avançada

Re: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

em Sab 03 Nov 2018, 11:59
concordo pois tem muito de chover
avatar
Rose Bleue
CD Avançada
CD Avançada

Re: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

em Qua 07 Nov 2018, 14:23
Concordo que cada um entende do jeito que quer. Kkkk

Mas pra falar a verdade, sempre fui que nem o Padre Quevedo nesse sentido: "Isso de gênero non-ecziste!"

Vamos falar a verdade, tirando as questões biológicas, quem inventou essa moda de mulher usar saia e maquiagem, e homem usar calça e jogar futebol, foi a sociedade, e não a natureza.

Eu preciso mesmo "mudar de gênero" pra poder gostar de saltos e maquiagem, e depois "mudar de novo" pra poder voltar a fazer atividades masculinas?

Tipo, nenhuma mulher deixa de ser mulher por gostar de futebol. Elas não precisar ser "gênero fluído" pra fazer coisas masculinas, e depois voltarem a fazer coisas de menina. A mesma liberdade social que as mulheres conquistaram com tanto esforço, deveria ser a liberdade que os homens hoje deveriam correr atrás pra conquistar.

_________________
Aprendendo a ser como sou sem seguir estereótipos forçados, tanto pra lá, quanto pra cá.
avatar
stefanyemian
Administradora
Administradora

Re: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

em Qua 07 Nov 2018, 16:04
Segue uma breve pesquisa pra mostrar que este assunto é bem mais abrangente, e no meu entender, a sociedade está fazendo isso, pois quanto maior a diversidade, maior a ignorância também. 

Hoje em dia existem tantos gêneros, que se pararmos pra pensar, somos 4, 5 gêneros ao mesmo tempo.


52 opções de gênero. É possível?

A revista Época publicou recentemente uma matéria sobre as 52 possíveis opções de identidade sexual no Facebook. 


O site Hypeness divulgou que em Nova Iorque, a Comissão dos Direitos Humanos decidiu oficializar 31 diferentes tipos de gênero. Nós do Cultura e Gênero trazemos estas discussões para pensarmos acerca das diversas formas de identificação. A questão central nos propõe um dilema entre o que é biológico e o que é socialmente construído, elucidado pela matéria da revista online AzMina.

O Facebook disponibilizou tipos de gênero para selecionarmos ao preencher nossos perfis pessoais na rede social. Porém, notamos que estas inúmeras classificações giram em torno de identidades centrais, são como diferentes termos para um mesmo significado. Para endossar a discussão o antropólogo Luiz Mott diz que algumas minorias de gênero tem inventado subcategorias que só os membros do próprio segmento as usam e acrescenta que ainda não é possível saber se isso foi uma iniciativa para chocar ou se levará à uma conquista de cidadania plena para estas minorias.

Já o psicólogo Klecius Borges defende que os termos são tentativas de demonstrar a subjetividade emocional, física e comportamental que quebraria com os binarismos da nossa cultura ocidental. Porém, acrescenta Alexandre Saadeh, coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, que quando se especifica demais, perde-se o foco e passa-se a concentrar em detalhes que não importam.

A bióloga Anne Fausto-Sterling põe em cheque os pressupostos das ciências biológicas. Acredita que há muito de construção social na atribuição do sexo biológico. A medicina trata o Intersexual (pejorativamente conhecido como hermafrodita) como anormal, mesmo quando a criança nasce saudável, julgam necessário procedimento cirúrgico para a adequação binária de sexo. Ela aconselha esperar a adolescência ou a vida adulta, que é quando a pessoa tem a capacidade de decidir por si mesmo.

Acreditamos que a discussão de gênero e sexo é importante para lidar com os preconceitos de nossa sociedade. Tudo o que é desconhecido e não falado gera um estranhamento. E para construirmos uma nova forma de sociabilidade é válido estimularmos este tipo de diálogo.

É importante pontuar a diferença entre gênero e sexo. O sexo diz respeito à genitália e o gênero à forma como construímos socialmente nossa identidade. O sistema ocidental tradicionalmente é binário e impõe uma forma de comportamento em concordância com o sexo biológico. Essas três matérias disponibilizadas trazem à tona a emergência da discussão como uma busca de possibilidade plena de existência.


[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

_________________
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

São José do Rio Preto - SP
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Conteúdo patrocinado

Re: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum