Faça seu login para visualizar o conteúdo do fórum...

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar


descriptionGUIA PRÁTICO: Orientação e Identidade Sexual EmptyGUIA PRÁTICO: Orientação e Identidade Sexual

more_horiz
Outro artigo do blog, segue o link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

E o clássico Ctrl+C/Ctrl+V

Guia Prático: Identidade e Orientação Sexual


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Outro casal heterossexual. Rapaz (esquerda) e moça (direita).
Se confundiu?
Heterossexual, homossexual, bissexual, pansexual, assexual, transsexual, transgênero, travesti, crossdresser, genderqueer e mais uma penca de nomenclaturas e rótulos que nem lembro agora. É tanto nome que é fácil se confundir as vezes.

Mas e você? Sabe diferenciar as diferentes sexualidades existentes por aí? E quanto a sua própria sexualidade? Está bem resolvid@? Se encaixa em algum rótulo já existente? E quando a pessoa não consegue se encaixar em rótulo nenhum, como a gente faz?

A resposta para todas essas dúvidas pode ser bem mais simples do que parece. Com apenas uma imagem dá para resumir completamente todas as nuances possíveis (até mesmo as que ainda não foram rotuladas). Duvida?


Veja essa imagem logo abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Expressão de Gênero é como você se expressa, de acordo com as normas da sociedade sobre o que é ser masculino ou feminino.

Orientação Afetiva-Sexual é por quem você se interessa, sente atração sexual.

Identidade de Gênero é como você se define (homem, mulher, um meio-termo entre os dois, etc).

Sexo Biológico, por último, acho que dispensa explicações. Qualquer um que estudou biologia no ensino fundamental e médio sabe as diferenças, é ou não é?

Milhares de Variações Ainda Sem Rótulos

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E se uma dessas moças for transgênero? Elas serão o quê?

A tabela acima demonstra bem que a sexualidade humana não é tão "preto-no-branco" como muita gente acredita. Cada pessoa tem diferentes graus de se sentir ou se expressar. Ela pode tanto se encaixar em um dos extremos de cada reta, como ficar exatamente no meio, ou simplesmente pender mais para um lado, mas não completamente.

Por exemplo, uma mulher que se sente atraída por mulheres e nem um pouco atraída por homens é considerada lésbica. Mas, e se ela percebesse que também se sente atraída por uma mulher trans que não se operou, ela poderia ser considerada lésbica ainda? Bissexual ela certamente não é, pois não se sente atraída pela aparência masculina num todo. Certamente a bolinha da reta Orientação Afetiva-Sexual ficaria entre homossexual e bissexual, certo? E se a pessoa desse exemplo fosse um homem? A bolinha na reta certamente já mudaria para uma posição entre heterossexual e bissexual.

Minha Sexualidade

Para os xeretas de plantão que querem saber minha sexualidade, resolvi preencher a tabelinha do exemplo acima. Acredito fortemente que a sexualidade de qualquer pessoa é algo bem pessoal e privada, mas se meu exemplo puder ajudar algumas almas confusas a se acharem...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Minha tabelinha. Que loucura né?

Minha Expressão de Gênero é totalmente feminina pois como Elina eu me visto como mulher, me comporto como mulher e me refiro a mim mesma no feminino sempre.

Minha Orientação Afetiva-Sexual é heterossexual, pois sou do sexo e gênero masculino e me sinto atraída apenas por mulheres (que foi? Desde quando uma crossdresser não pode gostar de mulher?).

Mesmo me comportando como uma mulher, minha Identidade de Gênero continua sendo a de homem pois apesar de ser apaixonada pelo universo feminino, continuo me sentindo um homem por dentro.

E por último, o Sexo Biológico. Pode não parecer, mas tenho pênis, testículos, cromossomos XY, etc.


Espero ter ajudado vocês que tinham alguma dúvida sobre o assunto. Que tal preencher agora sua própria tabela?

Compartilhe o link deste artigo e volte sempre!!

descriptionGUIA PRÁTICO: Orientação e Identidade Sexual EmptyRe: GUIA PRÁTICO: Orientação e Identidade Sexual

more_horiz
Matéria super útil para todas as meninas e meninos , é material assim q falta chagar as grandes massas , uma coisa tão simples que poderia ajudar abrir mentes e melhorar a vida das pessoas , parabéns amiga que vc continue esse trabalho maravilhoso

descriptionGUIA PRÁTICO: Orientação e Identidade Sexual EmptyRe: GUIA PRÁTICO: Orientação e Identidade Sexual

more_horiz
Dei uma atualizada na tabela, resolvi colocar minha identidade de gênero como meio termo entre cis e trans, afinal, adoto uma identidade totalmente feminina como Elina.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Minha tabelinha. Que loucura né?


Minha Expressão de Gênero é totalmente feminina pois como Elina eu me visto como mulher, me comporto como mulher e me refiro a mim mesma no feminino sempre.

Minha Orientação Afetiva-Sexual é heterossexual, pois sou do sexo e gênero masculino e me sinto atraída apenas por mulheres (que foi? Desde quando uma crossdresser não pode gostar de mulher?).

Mesmo adotando uma identidade feminina e me comportando como uma mulher quando estou de Elina, continuo me sentindo um homem por dentro. Por isso minha Identidade de Gênero ficou entre a de homem e transgênero.

E por último, o Sexo Biológico. Pode não parecer, mas tenho pênis, testículos, cromossomos XY, etc.

descriptionGUIA PRÁTICO: Orientação e Identidade Sexual EmptyRe: GUIA PRÁTICO: Orientação e Identidade Sexual

more_horiz
Eu tinha pensado nisso e realmente é difícil enquadrar a pessoa crossdresser. Acho que estamos mais pra gênero fluído.

descriptionGUIA PRÁTICO: Orientação e Identidade Sexual EmptyRe: GUIA PRÁTICO: Orientação e Identidade Sexual

more_horiz
SarahHelen escreveu:
Eu tinha pensado nisso e realmente é difícil enquadrar a pessoa crossdresser. Acho que estamos mais pra gênero fluído.


Eu estava refletindo justamente sobre isso quando resolvi mudar a tabela. Mesmo me sentindo como homem por dentro, a partir do momento que me apresento como mulher e a sociedade me enxerga desse modo, não posso mais me encaixar como cisgênero. Ao mesmo tempo, também não deixo de viver como homem no dia a dia, então...
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder