Faça seu login para visualizar o conteúdo do fórum...

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Entrar


descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyGênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
O que significa gênero pra você?

Vejo nesse assunto uma polêmica desnecessária, pois me parece que as pessoas usam o termo para designar coisas diferentes e brigam por quem esta certo.

Pessoas mais conservadoras tendem a usar o termo muito associado a sexo bioológico e por isso não conseguem concordar com variações.

Já liberais tendem a usar de maneira aberta e não atrelada a característica física, sendo uma expressão humana.

Vejo que dependendo de qual definição você assumir, um dos lados terá razão.

O que acham?

descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyRe: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
concordo pois tem muito de chover

descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyRe: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
Concordo que cada um entende do jeito que quer. Kkkk

Mas pra falar a verdade, sempre fui que nem o Padre Quevedo nesse sentido: "Isso de gênero non-ecziste!"

Vamos falar a verdade, tirando as questões biológicas, quem inventou essa moda de mulher usar saia e maquiagem, e homem usar calça e jogar futebol, foi a sociedade, e não a natureza.

Eu preciso mesmo "mudar de gênero" pra poder gostar de saltos e maquiagem, e depois "mudar de novo" pra poder voltar a fazer atividades masculinas?

Tipo, nenhuma mulher deixa de ser mulher por gostar de futebol. Elas não precisar ser "gênero fluído" pra fazer coisas masculinas, e depois voltarem a fazer coisas de menina. A mesma liberdade social que as mulheres conquistaram com tanto esforço, deveria ser a liberdade que os homens hoje deveriam correr atrás pra conquistar.

descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyRe: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
Segue uma breve pesquisa pra mostrar que este assunto é bem mais abrangente, e no meu entender, a sociedade está fazendo isso, pois quanto maior a diversidade, maior a ignorância também. 

Hoje em dia existem tantos gêneros, que se pararmos pra pensar, somos 4, 5 gêneros ao mesmo tempo.


52 opções de gênero. É possível?

A revista Época publicou recentemente uma matéria sobre as 52 possíveis opções de identidade sexual no Facebook. 


O site Hypeness divulgou que em Nova Iorque, a Comissão dos Direitos Humanos decidiu oficializar 31 diferentes tipos de gênero. Nós do Cultura e Gênero trazemos estas discussões para pensarmos acerca das diversas formas de identificação. A questão central nos propõe um dilema entre o que é biológico e o que é socialmente construído, elucidado pela matéria da revista online AzMina.

O Facebook disponibilizou tipos de gênero para selecionarmos ao preencher nossos perfis pessoais na rede social. Porém, notamos que estas inúmeras classificações giram em torno de identidades centrais, são como diferentes termos para um mesmo significado. Para endossar a discussão o antropólogo Luiz Mott diz que algumas minorias de gênero tem inventado subcategorias que só os membros do próprio segmento as usam e acrescenta que ainda não é possível saber se isso foi uma iniciativa para chocar ou se levará à uma conquista de cidadania plena para estas minorias.

Já o psicólogo Klecius Borges defende que os termos são tentativas de demonstrar a subjetividade emocional, física e comportamental que quebraria com os binarismos da nossa cultura ocidental. Porém, acrescenta Alexandre Saadeh, coordenador do Ambulatório de Transtorno de Identidade de Gênero do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, que quando se especifica demais, perde-se o foco e passa-se a concentrar em detalhes que não importam.

A bióloga Anne Fausto-Sterling põe em cheque os pressupostos das ciências biológicas. Acredita que há muito de construção social na atribuição do sexo biológico. A medicina trata o Intersexual (pejorativamente conhecido como hermafrodita) como anormal, mesmo quando a criança nasce saudável, julgam necessário procedimento cirúrgico para a adequação binária de sexo. Ela aconselha esperar a adolescência ou a vida adulta, que é quando a pessoa tem a capacidade de decidir por si mesmo.

Acreditamos que a discussão de gênero e sexo é importante para lidar com os preconceitos de nossa sociedade. Tudo o que é desconhecido e não falado gera um estranhamento. E para construirmos uma nova forma de sociabilidade é válido estimularmos este tipo de diálogo.

É importante pontuar a diferença entre gênero e sexo. O sexo diz respeito à genitália e o gênero à forma como construímos socialmente nossa identidade. O sistema ocidental tradicionalmente é binário e impõe uma forma de comportamento em concordância com o sexo biológico. Essas três matérias disponibilizadas trazem à tona a emergência da discussão como uma busca de possibilidade plena de existência.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyRe: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
Sempre bom esclarecer as meninas...

descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyRe: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
Retomando este assunto que considero bem importante.
Sou a favor das teorias de não binariedade de gênero.
Penso que numa escala de -1 a 1, indo do feminino para o masculino, nós CDs estamos próximas do 0.

Tem muita mulher que possui determinadas características em sua personalidade que são masculinas enquanto que alguns homens algumas femininas.
Independentemente do meu desejo de me sentir mulher considero que tenho na minha personalidade alguns comportamentos femininos que para ser sincera me fazem um homem até melhor, mais equilibrado.

Aproveitando o comentário da Rose, gostamos de roupas e acessórios femininos por suas características ou porque elas foram definidas pela sociedade como femininas e desta forma as mulheres gostam e nós também porque no fundo o que queremos é ser como elas ?

Na minha opinião é porque queremos nos sentir mulheres e o nosso lado masculino é quem define o que é uma mulher atraente.  Acho que no fundo os dois lados estão presentes quando nos montamos.

Eu pelo menos me sinto muito "atraído" pela Paula Ferreira que vejo no espelho, e me sinto "lisonjeada" por isso.  Confuso né ?

descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyRe: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
Para mim é tudo muito complexo. O que ocorre comigo tem muito a ver com a sexualidade, o prazer de me sentir como mulher.
Pessoalmente, eu não gostaria de ter nascido mulher, pois não sentiria esse prazer de ser mulher. Creio que seria algo comum, pois as mulheres talvez nem se dêem conta de como as imaginamos.
Se pudesse nascer de novo, seria cd novamente.
Não gostaria de ser mãe, mas pai, como sou.
No entanto, sonho em ser mulher um dia.
E é difícil lutar contra um desejo.
Não sei o que ocorrerá comigo, mas estou plantando as sementes para realizar meu sonho.
Para mim, nunca deixaria de ser homem também, porque nasci assim. Mas acrescentaria a mulher em mim.

descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyRe: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
Tenho lido muito sobre o assunto.  Encontrei uma socióloga com uns trabalhos bem interessantes.  Berenice Bento.  Este texto é muito bom.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyRe: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
Alexandra de Freitas escreveu:
Para mim é tudo muito complexo. O que ocorre comigo tem muito a ver com a sexualidade, o prazer de me sentir como mulher.
Pessoalmente, eu não gostaria de ter nascido mulher, pois não sentiria esse prazer de ser mulher. Creio que seria algo comum, pois as mulheres talvez nem se dêem conta de como as imaginamos.
Se pudesse nascer de novo, seria cd novamente.
Não gostaria de ser mãe, mas pai, como sou.
No entanto, sonho em ser mulher um dia.
E é difícil lutar contra um desejo.
Não sei o que ocorrerá comigo, mas estou plantando as sementes para realizar meu sonho.
Para mim, nunca deixaria de ser homem também, porque nasci assim. Mas acrescentaria a mulher em mim.


Concordo com você, não gostaria de ter nascido mulher nem de ser mãe, amo ser pai, acho que o ideal seria vivermos em uma sociedade onde a aparência física não fizesse diferença e poderia ser um travesti que é meu grande sonho. Andar pelas ruas sempre vestido como mulher, colocar silicone e não sofrer preconceitos e ser respeitada, esse seria o mundo ideal pra mim

descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyRe: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
Paula Ferreira escreveu:
Tenho lido muito sobre o assunto.  Encontrei uma socióloga com uns trabalhos bem interessantes.  Berenice Bento.  Este texto é muito bom.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Vou ler mais sobre, e tentar colocar matérias aqui no fórum...

descriptionGênero não significa a mesma coisa para todo mundo EmptyRe: Gênero não significa a mesma coisa para todo mundo

more_horiz
privacy_tip Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
power_settings_newInicie sessão para responder